//03 Dicas de marketing digital para o consultório odontológico

03 Dicas de marketing digital para o consultório odontológico

A internet está cada vez mais acessível para a população, seja pelo smartphone ou pelo computador. Isso faz com que mais de 100 milhões de brasileiros já utilizem as redes sociais para compartilhar ideias e acompanhar a vida dos familiares e amigos. A prática só reforça a ideia de que o seu consultório odontológico precisa desenvolver uma estratégia de marketing digital.

As mídias são importantes canais para atrair potenciais clientes, educar as pessoas sobre hábitos de higiene e fortalecer a marca do negócio. Quer saber como usar esse método? Acompanhe o artigo!

Conceito de marketing digital

O marketing digital é o uso de estratégias de comunicação para promover os serviços ou produtos de uma empresa nas mídias sociais, gerar engajamento com a marca e conquistar mais clientes.

A empresa precisa conhecer bem o perfil dos consumidores, suas principais dúvidas, dificuldades, e os horários que mais estão conectados na rede para fazer o método de divulgação funcionar. Além disso, é essencial que a página não faça apenas uma promoção do negócio, mas saiba educar as pessoas a fim de criar um relacionamento duradouro.

3 dicas de marketing digital para consultório odontológico

O dentista precisa identificar as mídias sociais que o seu público mais utiliza para escolher o canal adequado de relacionamento. O Facebook e o Instagram, por exemplo, são mídias com mais apelo de imagens e podem ser importantes canais de comunicação para muitas áreas de negócio. Após concluir essa análise, é hora de seguir para a parte prática:

1.Compreenda a linguagem do público

Dependendo do perfil do usuário, a linguagem utilizada pode ser mais técnica ou simples. Uma forma de identificar isso é prestar atenção às conversas e questionamentos dos pacientes dentro do consultório odontológico. Muitas dúvidas, inclusive, poderão ser usadas como insights para criar conteúdos educativos nas redes sociais.

Lembre-se de que essas mídias valorizam muito a imagem e uma linguagem mais próxima com o interlocutor. Sendo assim, procure por sites com banco de fotos sobre o tema abordado, escreva frases curtas e use hashtags(#) em suas publicações.

2.Conheça a jornada de compra do cliente

As mídias sociais não devem ser utilizadas apenas para promover a venda dos produtos ou serviços, pois isso pode afastar os potenciais clientes. Portanto, busque conhecer como um paciente escolhe um consultório odontológico e como é o seu comportamento durante o processo de avaliação.

A metodologia do cliente costuma passar por quatro etapas: aprendizado, identificação do problema, consideração e decisão da compra. Planeje conteúdos para esses diferentes momentos e diversifique as publicações na sua estratégia de marketing digital. Logo, você pode compartilhar assuntos como:

  • pesquisas da área;
  • dicas para ter um sorriso bonito;
  • melhores práticas de higiene;
  • como prevenir problemas na gengiva;
  • produtos de qualidade para uso diário;
  • depoimentos de pacientes.

Tudo isso auxilia a criar uma credibilidade para a página, o que acaba contribuindo para atrair mais pacientes para a clínica.

3.Mantenha a frequência das publicações

Muitos dentistas tentam criar uma estratégia de divulgação da clínica e acabam desistindo nos primeiros meses. As ações precisam ser contínuas para que possam gerar resultados efetivos.

Portanto, mantenha a frequência das publicações, monitore os horários com maior visualização e quais são as reações do público. Esses dados ajudarão você a criar conteúdos cada vez mais relevantes para os potenciais clientes.

Também é recomendável investir em publicações pagas para ampliar o alcance do público. As principais mídias sociais possibilitam a segmentação, por meio da escolha da localização geográfica, idade, sexo, escolaridade, entre outras opções.

Se você não tiver tempo para desenvolver esse trabalho sozinho, o ideal é buscar um parceiro de confiança para a sua estratégia de marketing digital dar certo. Só não é possível ficar parado enquanto os demais profissionais da área já estão utilizando as plataformas online.

Agora que você já sabe como atrair mais pessoas para o consultório odontológico, confira as dicas para melhorar o atendimento aos pacientes!

By |2018-11-06T23:37:15+00:00 6 novembro, 2018|Consultório|0 Comments