Você sabe se está cuidando bem das peças de mão do consultório dentário? Manter os cuidados diários é a melhor forma de garantir a durabilidade dos equipamentos e evitar gastos com reparos. 

Pensando nisso, pedimos algumas dicas do técnico em equipamentos odontológicos, Ricardo Becker, sobre os cuidados com as peças de alta rotação. Vamos conferir? 

Lubrificação dos equipamentos de alta rotação

A  primeira coisa que você precisa saber é a importância de realizar a lubrificação correta das peças. Cada turno que for utilizá-las você deve lubrificar  em dois locais: na parte do engate onde há a canalização maior e no local onde se encaixa a broca.

Limpeza 

Também é fundamental dar atenção às pinças dos equipamentos de alta rotação. Isso porque 95% das que apresentam problemas para segurar a broca têm apenas problemas de sujeira ou descuido com o produto.

“Durante o atendimento no consultório, é comum realizar as trocas das brocas e deixá-las junto com os instrumentos em cima da bandeja. O local tem pó, que acaba ficando armazenado no corpo da broca. Assim, quando você introduz a broca na peça, o pó vai para dentro do rolamento”, explica Ricardo Becker. 

Cuidados com a refrigeração das peças

É imprescindível manter no máximo de refrigeração na hora da utilização dos equipamentos, principalmente porque quando está cortando ou desgastando osso ou dente, vai sair pó e este entra para dentro dos rolamentos. 

Cuidados extras

Se a broca estiver sem torque (se ela estiver sem força para girar), tente lubrificá-la. Caso ela tenha normalizado é possível voltar a trabalhar com o equipamento. Se mesmo com a lubrificação ela continuar sem torque, ligue imediatamente para o técnico para que não force a caneta e não estrague. 

Outro contratempo que pode ocorrer é a caneta vazar água ou ar na região do engate dela na mangueira. Segundo Ricardo, isso ocorre porque na parte posterior da caneta existe uma “borracha” que faz a vedação dessa passagem de ar e água. Muitas vezes, você pode acabar perdendo a borracha ao realizar as trocas e aí começa a vazar ar ou água.

Então, essas foram as dicas do técnico Ricardo Becker para ajudar na preservação da alta rotação dos equipamentos do consultório dentário. Agora você já sabe como cuidar bem das peças para fazê-las durar mais tempo. Afinal, sabemos que o material tem bastante valor agregado e necessita de cuidados extremos. 

Dica extra: cuide também do local em que faz a compra dos materiais. O mais indicado é procurar um estabelecimento de confiança e que forneça certificados de garantia. E claro, conte com uma assistência técnica para ter o suporte para manter os materiais em ordem. 

Precisa de algum item para o seu consultório? Temos uma vasta linha de produtos na nossa Dental. Entre em contato e faça o seu pedido! 

*Ricardo Becker é Técnico em equipamentos odontológicos, parceiro da Dentária Klymus e tem sua oficina há mais de 20 anos.  Se precisar de auxílio na manutenção das suas peças é só entrar em contato pelo número (51) 99962-1171 (WhatsApp).