Quase todos os profissionais de odontologia trabalham como autônomos. E sabemos que a maior dificuldade do dentista é saber organizar as contas e diferenciar o profissional do pessoal. Aqui nesse post iremos te dar algumas dicas de como organizar o seu negócio para aumentar o caixa. 

Passo a passo para aumentar o caixa do consultório odontológico

Você é uma daquelas pessoas que sofre por não saber se vai conseguir pagar todos os seus boletos do mês? Então segue nossas dicas e começa a fazer sua gestão financeira para viver tranquilo todos os meses. 

1 – Calcule seu salário

Faça uma planilha ou um fluxo de caixa e calcule tudo que você recebe. Depois, divida seus custos em:

  • o que você gostaria de receber como salário;
  • quais os seus custos de consultório;
  • e uma reserva de emergência (aqui costuma-se a deixar pelo menos 10% do valor que entra para gastos inesperados no futuro). 

2 – Precifique o seu serviço

Aqui você precisa fazer um cálculo de quanto custa o seu trabalho. Abaixo listamos o que normalmente entra nesta precificação:

  • liste todos os custos 
  • calcule impostos
  • pesquise o preço no mercado
  • defina a margem desejada
  • valorize o seu trabalho

3 – Documente tudo

Trabalhar como autônomo é ter a certeza de que os seus ganhos dependem só de  você. Ou seja, se não tiver pacientes ou se não conseguir trabalhar por alguns dias do mês provavelmente terá uma queda no seu rendimento. Por isso, monte um fluxo de caixa com todas as entradas e saídas. 

Não misture o dinheiro da empresa com o seu pessoal. Para tanto, você deve fazer uma conta para a empresa e outra para sua vida pessoal. Use o dinheiro da empresa para comprar equipamentos, materiais de trabalho e outros itens necessários para as atividades do consultório. 

Você pode utilizar algum modelo de planilha pronta disponível na internet e adaptar ao seu cotidiano. 

4- Separe a receita 

Entenda o perfil de cada cliente, quais são os serviços utilizados e se questione:

  • quem me dá mais lucro?
  • quem costuma atrasar?
  • quais são as características do melhor cliente para você? (esta é a resposta do público-alvo que você deve atingir)

5 – Fuja da inadimplência

É sempre bom ter um contrato que te proteja em casos onde o paciente não te paga. Para serviços de maior valor e tratamentos mais longos, o ideal é começar a realizar o trabalho depois que o cliente der um sinal/entrada. Nesse valor você já pode cobrar os custos do tratamento como forma de amenizar o problema caso tenha inadimplência depois. Uma maneira de evitar problemas com pagamento é utilizar máquinas de pagamento no cartão de crédito, pois daí o cliente parcela suas despesas e você tem garantia de recebimento. 

 

6 – Adiante a receita sempre

Sempre ofereça a opção à vista para o paciente e ofereça benefícios para que ele aceite pagar de uma vez só.

 Por exemplo: tenha uma margem do seu procedimento para trabalhar. Defina um valor que fica bom para você obter um bom lucro, cobrir seus custos e ainda conseguir uma reserva de emergência. Se esse valor for de R$200,00, ofereça o serviço por R$220,00 e diga que à vista é R$200,00. Isso vai beneficiar todo mundo. 

 

7 – Venda Inteligência

Agregue valor ao seu atendimento, invista em cursos, se especialize, seja um profissional que sabe o que está falando, que tem propriedade sobre o assunto. Foque em procedimentos que você tem mais domínio. 

O paciente paga mais e valoriza o profissional quando tem confiança no que ele está dizendo. Assim você está focando em valor e não em preço. 

 

Enfim, são essas as dicas que temos para você conseguir aumentar o seu caixa e ter mais segurança na sua empresa! Ainda tem dúvidas sobre o assunto? É só deixar uma mensagem no nosso Instagram ! Quem sabe sua dúvida vira um novo post por aqui?