O fator etiológico do tratamento endodôntico é a presença de bactérias e seu objetivo é o controle da infecção. Existem alternativas para eliminação das bactérias como irrigação, instrumentação e dessa forma, diminuir a quantidade de microorganismos. As substâncias químicas auxiliares têm um papel importante nesse processo, pois ajudam na antissepsia, dissolução tecidual, lubrificação dos instrumentos e no processo de limpeza. 

A seguir, explicamos mais como funcionam esses tratamentos. 

Irrigação do canal no tratamento endodôntico

É necessário manter alguns cuidados na hora de fazer a irrigação para tratar os pacientes de forma adequada e evitar dor no local. 

Irrigação com aspiração 

  • Canula de irrigação: terço médio/apical. Deve sempre atingir o terço apical, mas cuidado para não obliterar a luz do canal
  • Canula de aspiração: câmara pulpar  

Lembre-se de renovar com frequência a solução irrigadora. 

Cuidados com  ativação da solução irrigadora 

A ativação da solução irrigadora é de extrema importância, pois é possível que haja penetração do irrigante em áreas anatômicas do sistema de canais radiculares as quais não foram exploradas no preparo mecânico e áreas em que o nosso instrumento não é capaz de tocar. Já a irrigação manual convencional, a ação do fluxo é relativamente fraco e depende tanto da anatomia do canal radicular quanto da profundidade de penetração da agulha.

Ponta de ultrassom 

  • 3×20 segundos no sentido vestíbulo-lingual.
  •  Irrigar com hipoclorito entre cada ativação 

 

Caso você não tenha ultrassom, existem outras maneiras para ativar a irrigação. O XP Clean é uma delas.  

XP CLEAN (MK LIFE) 

  • Inundar o canal 
  • Rotação 800-900 RPM e 1N de torque
  •  Inserir instrumento do comprimento de trabalho e ativá-lo 
  • Realizar movimentos de entrada e saída por 30 segundos 
  • Renovar irrigante e repetir esse protocolo 3 vezes

Dica 1: procure sempre armazenar o hipoclorito em frascos à prova de luz e em local fresco. Mantenha o frasco sempre bem selado e descarte na data de validade. 

Dica 2: a última lima usada tem que ser maior do que a número #25 para evitar o travamento da XP CLEAN. Caso seja a #25, o instrumento tem que ficar 2mm aquém do ápice.  

Enfim, a irrigação do canal radicular é de extrema importância nos tratamentos endodônticos. Utilizar as substâncias auxiliares adequadas é também a melhor maneira de fazer a assepsia do local.

Quer saber mais sobre os tratamentos odontológicos? Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre Cimento para facetas e laminados cerâmicos

Contribuição Dra Livia Alvariza