Cuidar da saúde dental das pessoas é desafiador, principalmente quando elas já sofrem de desconfortos na boca. Por isso, cabe aos dentistas saber a conduta clínica de forma adequada para não gerar mais dores nos pacientes.
Saber solucionar um problema é uma maneira de proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar, o que também é útil para promover a fidelização no seu consultório.
Quer saber como agir da melhor maneira para evitar traumas? Veja alguns exemplos que a Doutora Ariane Pires Fernandes, especialista em Endodontia pela UFGRS, tem para repassar!
Caso 1 – O paciente reclama de muita dor
É comum receber no consultório pacientes que passaram a noite com um dente latejando e que não aguentam a dor. Qual é a melhor conduta para garantir a saúde dental?
O ideal é fazer uma Anamnese e ouvir o que o paciente tem a falar sobre o problema. Também é recomendável fazer um raio X da situação e realizar testes semiotécnicos. Atenção redobrada, pois o paciente está com dor! É necessário fazer percussão para identificar o dente.
Também é importante explicar para o paciente sobre a necessidade de realizar o tratamento de canal e remover possíveis cáries existentes. Outra etapa imprescindível é trepanar o dente e colocar tricresolformalina.
Se o profissional se sentir apto a fazer exploração inicial e penetração desinfetante por terços, isso é melhor para o paciente. Caso contrário, você pode apenas colocar o algodão com tricresol que isso já faz bastante diferença. Depois, faça o selamento com Ionômero de Vidro.
Caso 2 – Paciente com dor a diferentes temperaturas
Outra situação comum que chega ao consultório é o paciente que sofre de dor com vento frio ou quente, mas não sabe identificar o dente que está doendo.
A conduta indicada é a Anamnese e Raio X inicial. Os testes semiotécnicos também ajudam a identificar o dente que está com problema. Faça uma anestesia com lidocaína, mais segura para todos os casos. Também é necessário remover o tecido cariado quando houver.
Em seguida, faça a abertura coronária e trepanação. Remova o tecido pulpar, faça a exploração por terços e irrigação com Solução de Milton. Por último, aplique tricresolformalina e prossiga com selamento com Ionômero.
Caso 3 – Paciente chega com edema facial
Alguns pacientes procuram o consultório com edema facial indicando abscesso, muita dor e sem identificar qual é o dente com problema. Esse é um caso que demanda um cuidado redobrado do profissional.
Se o paciente não estiver com trismo e conseguir abrir a boca, o indicado é fazer o Raio X para localizar o dente. Também é necessário drenar via canal e irrigar com solução Labarraque, que é um líquido de Soda Clorada a 5,5%.
Quando cessar a drenagem, coloque tricresolformalina e sele com Ionômero. Se não parar de drenar, deixe o dente aberto e peça para o paciente retornar 24 horas depois para uma nova irrigação e exploração. Coloque Tricresol e sele.
Cuide para não deixar o dente aberto por muito tempo, pois isso pode facilitar a entrada de bactérias e aumentar a infecção. Recomenda-se fazer a prescrição de antibiótico amoxicilina ou Clindamicina (se o paciente for alérgico). Após todos esses procedimentos, você encaminha para o Endodontista. Essa atenção especial ao paciente vai ajudá-lo a aumentar a fidelização no consultório.
Pronto! Agora você já sabe como proceder se um paciente chegar com dor ao seu consultório. Esses cuidados vão ajudá-lo a garantir a saúde dental e o bem-estar das pessoas.
O que acha de aproveitar a visita ao blog para aprender mais? Veja como usar o Marketing Digital no seu consultório!