Você sabia que 55,6% dos brasileiros não consultam o dentista anualmente? Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde mostram que as pessoas ainda têm certa resistência de procurar os consultórios. Qual é a saída para reverter essa situação? Melhorar o atendimento e mostrar a qualidade nos serviços prestados!
Quer saber quais estratégias adotar? Confira as dicas no post!
Crie um ambiente acolhedor
A clínica odontológica deve manter uma estrutura aconchegante para o paciente. Assim, ele se sentirá mais à vontade na hora da consulta. Utilize móveis bonitos, poltronas confortáveis, ofereça acesso à rede WI-FI e uma televisão para distraí-lo enquanto aguarda atendimento. Também é recomendável disponibilizar alguns biscoitos, café e chá para os clientes, afinal, você nunca sabe como foi o dia deles.
Realize um atendimento personalizado
Um bom profissional deve se importar com os pacientes e demonstrar isso para eles. Por isso, utilize as ferramentas de comunicação para manter um relacionamento mais próximo. O WhatsApp, por exemplo, pode ser usado para confirmar consultas e lembrar sobre a necessidade de retorno.
Caso o paciente tenha realizado um procedimento mais complicado, o ideal é ligar para ele no dia seguinte para saber se está tudo bem. Esse é um modo de gerar aproximação e melhorar o atendimento ao cliente.
Administre bem a agenda
É imprescindível que a pessoa que organiza a agenda de consultas tenha atenção aos horários. Não é possível marcar dois pacientes ao mesmo tempo, pois isso prejudica muito o atendimento.
Outro fator importante é orientar o profissional para ser atencioso e educado durante as ligações telefônicas, pois esse costuma ser o primeiro contato entre a clínica e o paciente.
Capacite os profissionais
Quem atua na área da saúde precisa se manter atualizado. Portanto, o dentista deve participar de workshops, palestras e especializações no setor. Lembre-se de manter os diplomas em locais de fácil visualização, pois isso auxilia a transmitir credibilidade ao consultório.
Também é fundamental promover treinamentos com a equipe da clínica sobre técnicas de atendimento, elaboração de pedidos de materiais, controle de estoque e organização da agenda.
Avalie a experiência do cliente
Solicite o e-mail do paciente para manter um relacionamento ativo com ele. Dessa maneira, é possível enviar informações sobre promoções específicas, dicas de higiene e opções de tratamentos.
Além disso, você pode utilizar plataformas online para criar pesquisas a fim de avaliar a experiência do paciente sobre o ambiente e os profissionais. Essa é uma maneira de entender o que os clientes pensam sobre o local e encontrar formas de melhorar o atendimento.
Escolha bem os materiais do consultório
Utilize produtos de qualidade e equipamentos adequados para o atendimento dos pacientes. Se a sua clínica é focada no público infantil, os materiais podem ser diferenciados para deixar o ambiente mais descontraído. Nesse caso, o profissional pode optar por luvas e toucas coloridas, assim como disponibilizar brinquedos no espaço.
Pronto! Agora você já conhece as principais estratégias para melhorar o atendimento no consultório. Quais dessas práticas você já utiliza? Deixe o seu comentário e compartilhe sua experiência!