Você sabe como fazer uma boa profilaxia dental nos pacientes que chegam até o consultório?  Utilizar materiais de boa qualidade é o primeiro passo para assegurar uma boa higienização e garantir a saúde bucal dos pacientes. 

Esse primeiro atendimento pode até parecer simples, mas pode fazer toda a diferença na decisão de o paciente continuar realizando procedimentos com você. Quer saber como utilizar ainda melhor as curetas, jatos, pastas de polimento e o ultrassom? Separamos algumas dicas incríveis da Dra. Kethlyn Zortea, especialista em Dentística, para assegurar aquela excelente impressão do seu consultório! 

Que tal conferir?

Cuidados simples para melhorar ainda mais a profilaxia dental

Segundo a Doutora Kethlyn, a primeira coisa que você deve ter em mente antes de fazer qualquer limpeza é analisar como são os dentes do paciente e quetipo de material ele tem em boca. Para ajudá-lo a entender melhor, separamos alguns exemplos abaixo.

Caso 1:  Pacientes com lentes de contato.

Imagem de um paciente que fez uso de lentes de contato nos dentes. Na esquerda como o paciente era, à direita com as lentes de contato.

Neste caso,  é muito importante dar uma atenção redobrada ao ultrassom, utilizando apenas por platino e nunca por cerâmica. Por quê? Pelo simples fato de que a cerâmica pode trincar. Além disso, o ultrassom só deve ser utilizado em casos em que há tártaro. Também é indicado passar jato de Glicina pela vestibular. E o Bicarbonato? Ele arranha o esmalte e causa danos ao tecido gengival. 

Caso 2: Pacientes que têm muitas restaurações em resina.

Mais uma vez é fundamental evitar o jato de bicarbonato. Ele causa muitas ranhuras na resina, causando uma maior pigmentação a longo prazo quando comparado ao não uso do bicarbonato. 

Caso 3: Pacientes ortodônticos

Neste caso, recomenda-se o uso de jato de Glicina e ultrassom apenas nos locais onde há tártaro. 

Caso 4: Pacientes Fumantes

Imagem de uma boca de fumante com gengivas retraídas e dentes amarelados.

A situação também demanda o uso de jato de Glicina nas manchas, pois a dentição dos fumantes costuma ser mais amarelada. 

Observações importantes na hora de fazer uma boa profilaxia dental

A seguir, listamos alguns cuidados simples que podem ser adotados no seu dia a dia para deixar os pacientes ainda mais satisfeitos. Veja:

  1. O uso do ultrassom se torna fundamental entre as proximais dos dentes, principalmente rente à gengiva, pois muitas vezes a cureta não consegue alcançar.
  2. Procure utilizar curetas sempre na vestibular de todos os dentes superiores, independentemente se forem dentes hígidos ou com qualquer tipo de restauração e na LINGUAL dos Inferiores.
  3. Utilize pasta de polimento em todos os casos, com escova Robson. 
  4. É ótimo utilizar cinta profilática e lixas para interproximais dos incisivos.   
  5. A Glicina normalmente é um produto bastante caro, mas mesmo assim a Dra. Kethlyn afirma que vale muito a pena. Ela ainda deixa claro que este jato somente é necessário em casos onde há muitas manchas.
  6. O sistema convencional com curetas, ultrassom e pastas de polimento é muito eficaz para a maioria dos casos.

Essas são as dicas da Dra. Kethlyn para auxiliar você na hora de fazer a profilaxia dental nos pacientes. O que acha de aproveitar que está aqui no blog para aprender um pouco mais? Veja o nosso conteúdo que explica como usar o marketing digital para se comunicar com os pacientes!