Muitas são as dúvidas na hora de escolher um cimento para facetas e laminados. Pensando nisso convidamos a doutora Carolina Lumertz, especialista e Mestranda em dentística para nos ajudar neste assunto. Nos auxiliando na nossa tomada de decisão.
Vamos lá?
Cimento odontológico para facetas e laminados
Podemos utilizar o cimento resinoso fotopolimerizável para o tratamento de facetas e laminados. Há também a opção de cimentação em resina composta para obter bom escoamento e viscosidade. A resina aquecida também é uma boa opção para esses casos.
Dra. Carolina Lumertz – Especialista e Mestranda em Dentística.
A doutora Carolina Lumertz, especialista e mestranda em Dentística, também lembra que há algumas diferenças entre facetas e lentes de contato. “Ambas opções são laminados, mas a espessura do material é diferente. As facetas são mais espessas e exigem maior preparo e desgaste dentário, já as lentes de contato dental são mais delicadas e com espessura mais fina”, explica. As lentes são utilizadas em casos com preparo dentário menos invasivo, com o objetivo apenas de fazer a adaptação da peça.
O que considerar na escolha do cimento para facetas e laminados
É recomendável avaliar a espessura e localização da peça a ser cimentada no arco dentário, bem como a marca comercial. Tudo isso interfere no resultado obtido ao final do procedimento.
Também é necessário dar atenção ao tipo de adesivo utilizado. Dependendo do substrato, gosto muito de trabalhar com Single Bond Universal e Claearfil SE BOND, pois ele é ótimo em casos que tenho dentina exposta. Quando trabalhamos apenas em esmalte, o Scotchbond Milti-Purpose passo 3 é melhor, explica Carolina Lumertz.
Outra etapa do trabalho é a escolha do ácido para cada tipo de material. A peça de cerâmica deve receber ácido fluorídrico 5% ou 10%. Já na hora de fazer o substrato (esmalte) indica-se a utilização de ácido fosfórico 37%.
Cuidados com o acabamento
Após concluir a cimentação em laminados cerâmicos recomenda-se retirar os excessos nas cervicais com lâmina de bisturi 12 ou instrumentos de corte delicados. As brocas de granulação extrafina (F e FF) e as pedras/borrachas de polimento fazem parte dessa da rotina. Para excessos nas faces proximais, as tiras de metal dentadas (serrilhadas) e tiras de polimento de granulação fina são as escolhidas.
Enfim, escolher o cimento para facetas e laminados para cada procedimento faz parte do trabalho do profissional. Afinal, a qualidade do produto também faz diferença no resultado do tratamento. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário para que possamos ajudá-lo!